Áreas de Atuação

Licitações

O Estado é o maior comprador do mercado. Ninguém compra mais produtos e serviços (os mais variados) do que o Estado. Contudo, a despeito de ser o grande player do mercado, e de os empreendedores estarem o tempo inteiro garimpando nichos e clientes, ainda assim, estes mesmos empreendedores não se arriscam a vender para o Estado. As justificativas mais comuns são: BUROCRACIA e MEDO DE CALOTE.

O calote praticado pelo setor público (comprar e demorar uma eternidade para pagar) está cada vez menor, quer porque os sistemas de compra permitem uma maior celeridade interna para empenho, liquidação e pagamento, quer porque os sistemas externos de controle (Tribunais de Contas) estão cada vez mais rigorosos com esse “vício”, obrigando os gestores públicos a pagarem cada vez mais em dia suas contas, sob pena de responsabilização. Então, sob esse prisma, já vale a pena enfrentar o outro obstáculo: A BUROCRACIA.

Sabemos que a regra no setor público é a LICITAÇÃO. E, mesmo quando há dispensa ou inexigibilidade de licitação, há um PROCESSO LICITATÓRIO. Portanto, em qualquer circunstância, você tem de preencher um volume considerável de requisitos para se habilitar em uma licitação objetivando colocar seu produto ou serviço no setor público. Para isso, é necessário desvendar o emaranhado burocrático comum no universo público.

A burocracia estatal não só parece um bicho de sete cabeças como, de fato, é. A questão é que, contrário do senso comum, burocracia não é algo RUIM. Mas sim, um agrupamento de exigências e procedimentos que justamente garante a ISONOMIA de tratamento para fornecedores de produtos e serviços ao setor público.

Portanto, depois que você “pega o ritmo” o processo fica mais claro e você se torna qualificado para competir nesse nicho que é “vender para o setor público” que é um excelente comprador e, por isso mesmo, disputado palmo a palmo, em todas as esferas (municipal, estadual e federal) por empresas que sabem o espaço de negócios que há ali.

Nosso escritório pode te ajudar a navegar nesse oceano. Nós temos, em nosso quadro o sócio WALTERNEY ANGELO REUS, que atuou 12 anos dentro do serviço público, como Procurador-Geral Municipal. Seguramente, poderemos te auxiliar a desbravar e fixar território nesse disputado mundo comercial do Setor Público Brasileiro.


Voltar